quinta-feira, 31 de maio de 2007
quarta-feira, 30 de maio de 2007
A época do futebol entrou de férias e
apetecia-me falar da Naide Gomes, sportinguista, que está em destaque no atletismo internacional, e do nacional-lampionismo dos jornais desportivos. Mas não, venho aqui só para me despedir - para o ano há mais. Vou dedicar-me em exclusivo a um blogue mais genérico*, onde o Sporting poderá aparecer sempre que sim - porque é o clube mais lindo do mundo.
.
.
.
* Post atrás de post
terça-feira, 29 de maio de 2007
Carlos Martins
O Panathinaikos, provável destino de José Peseiro na próxima época, terá apresentado nos últimos dias uma proposta concreta para a aquisição de Carlos Martins - daqui.
Por mim, ía emprestado com V de volta..
segunda-feira, 28 de maio de 2007
A Taça é nossa
A festa está feita, com os editores aqui do blogue em pleno - Jamor e Alvalade. Claro que a festa foi uma "festinha" (não se trata do campeonato) mas ainda deu direito a cantoria, comes, bebes e muito verde-e-branco por Lisboa, numa palavra: animação - desde cedo e até tarde.
No que toca ao jogo, destacaria 3 elementos: Polga, Miguel Veloso e Liedson - o Polga esteve imperial a defender, o Veloso a defender e a atacar, e o Liedson marcou. A animação do Romagnoli, do Moutinho ou do Nani, também foi importante. Acima de tudo, houve coesão e entreajuda na equipa, e assim fica mais fácil.
O Custódio colocou a braçadeira para ir levantar a o caneco.. O Carlos Martins saltou com os adeptos.. O Pedro Barbosa também lá esteve, como director.. "Sentir a camisola" pode não resolver jogos mas... Agora, espero que o Paulo Bento tome as melhores decisões para o que se segue - compra e venda de jogadores para 2007/2008.
(imagem daqui)
sexta-feira, 25 de maio de 2007
Para o Jamor


Desejos, a cerca de 48h da final
da Taça de Portugal com o Belenenses:
que o Ricardo levante a taça;
que o Polga ou o Miguel Veloso marquem um golo;
que o Liedson faça o seu;
que não haja very-lights.
Spoooooooorting!
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Antes do Jamor
As boas notícias, que não surpreendem: Nani foi o vencedor do troféu para jogador jovem do mês de Maio, atribuído pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Com 52 pontos, Nani ficou à frente de Miguel Veloso (51) e João Moutinho (50) - um pódio verde-e-branco. No mês anterior o prémio já tinha ido para o Miguel Veloso e no outro para o Djaló.
As boas notícias, que ainda estão para acontecer: o Moutinho e o Nani estão à beira de renovar o contrato.
As boas notícias, que não passam no google news: A equipa masculina do Sporting vai alinhar na Taça dos Clubes Campeões de Pista, no próximo fim-de-semana, em Albufeira. O objectivo é manter o pódio - o Sporting foi campeão europeu de pista em 2000, e nos últimos anos alcançou o 3ºlugar. Os atletas que vão competir são: Francis Obikwelu (100 e 200 m), António Rodrigues (400 m), Rui Silva (1 500 e 3 000 m), António Travassos (5 000 m), Mário Teixeira (3 000 m obstáculos), Rui Palma (110 m barreiras), Edivaldo Monteiro (400 m barreiras), Roman Guliy (salto em altura), João André (salto com vara), Gaspar Araújo (salto em comprimento), Américo Castel Branco (triplo), Yuri Bilonog (peso e disco), Vítor Costa (martelo) e Filipe Ventura (dardo).
As notícias mais ou menos boas, mas acima de tudo, fora de tempo: o Custódio e o Carlos Martins estão de saída; trata-se d´"o capitão" e d´"o fanático pelo Sporting" do plantel de 2006/07; é uma notícia que me surge ao mesmo tempo triste e inevitável - no fundo, talvez eu desse mais (ainda mais) uma oportunidade ao Carlos Martins..
FsDP FPF
Em relação aos bilhetes para a final da taça, em números redondos, foram entregues ao Sporting 12000, que chegaram praticamente para sócios cativos, e ao Belenenses outros 12000, que chegaram para os sócios todos.
A FPF, que ficou com a fatia maior, diz que não é vendedora e ficou com (ao que parece) 8000 para os patrocinadores (repito, 8000 para os patrocinadores). Entretanto a direcção leonina parece ter acordado (tarde).
Uma música soa-me nos ouvidos e diz: "Filhos da puta, FPF".
segunda-feira, 21 de maio de 2007
A última jornada
acabou. Ficámos com o melhor marcador, a melhor defesa, o menor numero de derrotas (duas, e uma delas foi com um golo de mão) e o 2º lugar. Se fossemos desfiar os "e se tivessemos.." muitas pontas haveria por onde pegar, mas o 2º lugar não envergonha e na convulsão desta recta final há um prémio de consolação (depois das declarações d´antes do jogo): o Aves e o seu prof. neca estão na 2ª divisão.
Na despedida do campeonato 2006/2007, o momento alto, memorável e arrepiante, foi mesmo o final-do-jogo-em-alvalade, sem campeonato para celebrar, os adeptos brindaram a equipa e a equipa brindou de volta, com mais dois golos. Conforme aparece também aqui (link ao blog Sportinguismo) descrito: o estádio cantou em uníssono "até morrer, Sporting allez!", sobre a música tradicional portuguesa "menina estás à janela" (numa versão que se pode encontrar aqui mais a baixo neste blog, num video do youtube).
A equipa (a qual se espera que continue junta um bom par de anos, para ganhar mais e mais) jogou bem mas o melhor em campo foram os adeptos.
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Ainda o cheiro a dobradinha
Vamos lá a ver, a receita é simples: dois pasteis de belém, um caldo de aves, e já está.
segunda-feira, 14 de maio de 2007
No sofá do título
Estivémos lá sentados uma hora e pouco, em Coimbra - soube a pouco mas soube bem. Queremos mais. Parece que o porto esteve lá a época toda, será de uma ironia imensa acabarmos lá nós, sentados, na última jornada.
No estádio (um café no bairro alto) foi o rolar de "ai se isto acaba assim", uma espécie de "esta esperança que nos estrangula" - a felicidade à condição, a prazo, é muito ingrata.
O exultar do Moutinho a seguir ao segundo golo, a pensar no paços a ganhar (?), ilustra bem a jornada leonina - foi bom, chegou a estar muito, mas muito, bom e acabou com um amargo. Estamos mais perto mas ainda precisamos do Aves, para além de nós. O porto tem de tropeçar, a ideia mantém-se: não é provável nem impossivel. É até ao lavar dos cestos.
A questão que se impõe é: o que é que se vai comprar à Vila das Aves?
sexta-feira, 11 de maio de 2007
Parabéns ao Miguel Veloso
e ao Ronny - fazem hoje 21 anos. Parabéns! Ao Miguel Veloso em especial, pela excelente chegada à equipa principal do nosso Sporting, mas não só. O Miguel Veloso tem marcado as suas declarações com uma paixão notável, numa abordagem que vai rareando na era dos clubes-empresa.
Entretanto, está a aproximar-se o Domingo de (quase) todas as decisões. Dos guerreiros de Paulo Bento não duvido que venham aí duas vitórias - cá estaremos para torcer por isso. Por isto, a expectativa está muito na equipa de José Mota, para já, e na do Prof. Neca, depois. O tropeção do porto não é provável nem impossível. Eu acredito.
PS - Em jeito de nota editorial sobre o post aqui em baixo: o Ricardo (rtag) está a morar na Alemanha; para todos os efeitos, eu sou o blogger de serviço, quem o desafiou a participar; ele é uma referência de fervor clubista - fazer todos os jogos em casa e fora na época 98/99, "o pleno na época que acabou com o jejum", é feito de meter no CV!
Esperamos que Domingo seja carimbado o bilhete para ter o rtag em Alvalade, com o belém, a caminho do marquês..
quarta-feira, 9 de maio de 2007
ai que ainda tenho que ir a Lisboa!
apesar de ter encontrado uma nova espelunca onde posso ver a bola - inaugurada pela desilusão de não ganhar no galinheiro.
Se ganharmos pontos ao porto ai que vou - vou mesmo!
domingo, 6 de maio de 2007
Tudo na mesma, a 180 minutos do fim
A esperança é, como se sabe, verde.
quinta-feira, 3 de maio de 2007
Beto 22
Roberto Luís Gaspar de Deus Severo, o nosso Beto, depois de 10 anos na equipa sénior e de 17 de Sporting, foi o 4 em Bordéus e é agora o 16 em Huelva. Campeão em 2000 e na dobradinha de 2002, foi um exemplo de esforço, dedicação, devoção e glória com a camisola verde e branca. É, como eu, do ano de 1976, faz hoje 31 anos.
Parabéns, Beto!
quarta-feira, 2 de maio de 2007
Do cheiro a dobradinha
É certo que não basta ter fé nos nossos. É preciso outra derrota dos jesualdos e continuar a ganhar. É possível.