sábado, 21 de abril de 2007

O Timoneiro - Paulo Bento

Paulo Bento



Sobre o jogo-que-se-segue: "A Naval é uma equipa com jogadores rápidos na frente, que pode proporcionar um bom espectáculo, por isso espero um bom jogo"

Sobre o campeonato: "Ainda podemos lá chegar. Temos de continuar a ganhar, a jogar com a mesma confiança e personalidade. Por outro lado, ficaremos à espera que o F.C. Porto possa perder pontos"

Sobre o segundo lugar: "só dependemos de nós. A equipa está bem, está segura e confiante. Mas é importante que não entre o excesso de confiança. O Sporting atrasou-se no campeonato por responsabilidade própria, porque perdeu pontos em Belém, no Bessa ou em Aveiro, e nesses jogos podíamos ter feito mais, mas também é verdade que com o Paços de Ferreira em casa e em Leiria, outros deviam ter feito melhor o seu trabalho e não o fizeram, e ficámos sem alguns pontos por culpa alheia. Na Madeira também nos apitaram um penalty fora da área e, por acaso, não calhou ficarmos com menos dois pontos"

Recusando a ideia que exista descompressão dos jogadores depois de terem assegurado a presença na final da Taça: "Não me parece que haja motivos para descomprimir. Estamos numa final da Taça, e temos quinze pontos para disputar no campeonato. Não temos qualquer título ganho, nem qualquer objectivo garantido, por isso não vejo qualquer motivo para podermos abrandar no nosso caminho. É um jogo extremamente importante para os nossos objectivos"

Sobre a pressão: "O Sporting conviveu bem com a pressão ao longo da temporada. Tivemos momentos difíceis, soubemos ultrapassá-los e é importante que esta juventude continue com a sua irreverência e vá crescendo gradualmente. Para isso é importante que os jogadores mais maduros e experientes ajudem a construiu um grupo que tem qualidade e potencial e que vá ganhando com o tempo a sua maturidade própria. Há, neste momento uma maior segurança da equipa, também pelo apoio dos adeptos que tem existido, por isso a equipa saberá dar uma boa resposta neste jogo para vencer os três pontos em disputa"

Sobre o assédio ao Nani: "O Nani tem de estar tranquilo. Sabe que o Sporting quer que fique, porque é um jogador com um potencial enorme. Ele deve pensar apenas em ser o Nani. Se pensar em desviar-se do seu caminho e quiser ser outra coisa qualquer terá dificuldades em ser um jogador de alto nível"

Sobre Polga e Liedson (ambos com quatro amarelos) em risco de exclusão para o derby: "Eles vão jogar. O responsável sou eu mas eles têm também a responsabilidade de ter um controle emocional que tem de durar os noventa minutos para não correrem riscos. É óbvio que também existem pessoas no terreno que vão dirigir o jogo e têm de ter essa responsabilidade de não agirem injustamente contra os jogadores. Lembro-me que contra Beira-Mar o Nani levou um amarelo numa bola que não lhe tocou na mão, e ficou com três amarelos, e tivemos de ter algum cuidado com essas situações. É que neste campeonato pode-se penalizar, mas não se pode despenalizar"