sexta-feira, 18 de abril de 2008

O fim deste nosso Sporting

O nosso Sporting, este blog, nasceu NOSSO no nome por causa do Ricardo (rtag - Ricardo, acabei por não falar antes contigo, mas o que se segue não será surpresa para ti). Fui eu, dan - dáne -, de Daniel, que "chamei" o Ricardo, que por sua vez, digamos, não anda nos blogues mas é leão de raça, e abrí "O nosso Sporting" para fazermos uma participação bloguística acerca, sobretudo, do futebol do Sporting Clube de Portugal.
Desde 19 de Janeiro de 2007, este blog foi o que está à vista nos arquivos. A participação do rtag foi curta mas boa; da minha, diria que foi longa mas.. poucochinho. O certo é que, 186 posts depois, "O nosso Sporting" está muito aquém d`O nosso Sporting, o clube mais lindo do mundo - abichanamentos à parte. Há muitos e bons blogues sportinguistas (aqui à direita fica uma pequena amostra), este, repito, estava aquém. Acaba aqui: a 4 jogos do final da temporada (hoje o Guimarães empatou em Coimbra.. 2ºlugar à vista!); antes do jogo da final no Jamor com o Porto; antes de ver leões em Pequim; antes de ver outra vez um Pavilhão em Alvalade, com o futsal e o andebol a terem a companhia do volei, basquete, hoquei,, enfim; antes de ver a hegemonia do ecletismo leonino recuperar o seu fôlego; antes de ver o futebol leonino a ganhar campeonatos com a cantera.
O blogue acaba, mas os leões que o fizeram vão continuar por aí, sempre a torcer pelos nossos, os de verde-e-branco.

nas vitórias como nas derrotas, te amo, sporting!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Quem não sabe?..

Um adepto lampião diz: vocês nem sabem como ganharam!
Pico-me. Não sabemos como?!... marcámos 5 golos..
Mas depois percebi o que se tinha passado, esse adepto não tinha visto a 2ª parte.. achou que estava ganho... LOL

Épico

O remate do Moutinho ao poste, aos 61´, e a entrada do Derlei, aos 62´,marcaram definitivamente o jogo d´ontem, que carimbou o bilhete para mais uma final de taça esta época.
8 golos num jogo é assinalável; 6 deles acontecerem na última meia-hora do jogo, num derbi como este lisboeta... é épico. É à leão.

A perder por 2 ao intervalo, acho que é de agradecer aos lampiões que foram a Alvalade os "olés" da 1ª parte: foram importantes para fazer soltar a garra leonina.
Depois, na dita última meia hora do jogo, um misto de fúria e inspiração acompanhadas por um estádio a cantar e a acreditar fizeram a história.
Aos 67´o Vukcevic cruza para o Djaló: 1-2
Aos 76´ o Moutinho serve o Liedson: 2-2
Aos 78´o Izmailov centra para o Derlei: 3-2
O benfica ainda reage e faz o 3-3, mas o Sporting jogou 5ª e Domingo e não queria ir a prolongamento.. e é o nosso 20 que volta à carga..
Aos 84´ em corrida de flecha, Djaló, Yannick Djaló, sem tranças, chega perto da área e remata forte para o 4-3
E para acabar sem aflições, para fazer o golo mais bonito da noite,
Aos 93´ o Miguel Veloso faz um centro longo para o pé de Vukcevic fechar o resultado: 5-3

É daqueles jogos que as pessoas, verdes ou vermelhas, se vão lembrar onde viram, onde estavam no momento do directo. Eu estive com dois amigos lampiões num bar irlandês no cais-do-sodré. Um espaço grande e com muitas televisões e adeptos dos dois lados.. embora dentro do balcão o sino só tocasse para os lampiões.. bem se calaram, no fim.
Como ia com dois deles, achei importante fazer marcar a presença de.. um cachecol lagarto - que ficou pousado ao meu lado. E no fim da 1ª parte, perante o 0-2 e a agitação vermelha, fiz a minha parte para puxar a sorte, para puxar o orgulho leonino, e pus o cachecol ao pescoço. Foi a minha fatia na atitude e na superstição. E correu bem. Correu pela noite, já com amigos verdes - houve festa.

Vivó Sporting!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

A uma hora do jogo:

está a chover e está vento em Lisboa - na zona ribeirinha (deve estar parecido em Alvalade). Contra o rangers também esteve de chuva e o público esteve em alta: estamos em casa (e eu estou mesmo, ainda que em cima do jogo, via tv; à espera de ouvir as vozes leoninas ecoar sobre a equipa em campo).

Prognosticando, se o benfica jogar da maneira que ouvi falar o chalana na antevisão ao jogo, podemos ultrapassar a barreira do 7-1. Mas não, também não me parece que seja por aí. Acredito que vamos ganhar, mesmo que seja nos penaltis. Espero um Sporting perto do melhor que pode fazer, o suficiente para ir jogar com o Porto, ao Jamor - para ganhar outra vez aos de azul.



lálálálálálálá, sporting, lálálálálálálá, sporting,
lálálálálálálá, sporting, allez, allez, sporting,,

terça-feira, 15 de abril de 2008

Para a meia-final da Taça de Portugal, amanhã em Alvalade

A novidade é o regresso de... Derlei. Eis os convocados e o habitual 11 a bold:

Rui Patrício, Tiago

Abel, Tonel, Gladstone, Grimi, Pedro Silva

Miguel Veloso, Adrien, Izmailov, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli, Celsinho, Simon Vukcevic

Purovic, Derlei, Yannick, Tiuí e Liedson


Até lá, fica aqui uma música de um leão,Bob Marley, num vídeo de 1978 com leões e futebol - "Iron Lion Zion":

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Juntos

Sá Pinto vai estar quarta-feira no Estádio José Alvalade para apoiar o Sporting na meia-final da Taça de Portugal com o Benfica.
"Vou estar em Alvalade e espero que o Sporting ganhe. Tenho saudades dos meus tempos de jogador mas as coisas são efémeras e o importante agora é dar apoio à equipa".
Sá Pinto disse ainda que vai gostar de ver as claques do Sporting juntas na quarta-feira.
"Se algum dia fizer parte do Sporting pretendo juntar todas as claques sem que nenhuma perca a sua identidade", acrescentou.

De cabeça para a taça

O 2-0 ao Leixões, com as cabeças do Tonel e do Liedson, chega a tempo de nos deixar num 3ºlugar que serve bem de tónico para.. chegar ao 2º no final das 30 jornadas.



Nos jornais continuam a marcar-nos jogos definitivos, ciclos infernais, e toda uma panoplia de pressões, entermeadas com apoucamentos do tipo "o Rangers não joga nada" - e até concordo que podiamos e deviamos ter ganho, o que não é a mesma coisa. Tem sido assim, e agora vai piorar... quase se fez esquecer que fomos os últimos dos grandes a cair na Taça da Liga e nas provas da UEFA..
Entretanto, na rua já cheira a Verão, a temporada está próxima (4jogos) do fim, venha daí essa (outra) Taça.



spoooooorting!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Superior Nascente, junto ao topo Sul

O adeus à UEFA nestes quartos-de-final foi triste, foi duro e foi ao vivo. E não foi por causa do público que a equipa não fez melhor. Apoio houve.
Fica claramente a ideia de que temos mais equipa que os escocêses, mas isso é nada.
A história dos golos fora valerem mais no desempate, que estreámos contra os mesmos rangers com o Damas na baliza, foi sentida no 1ºgolo.. a equipa sentiu demasiado o peso de ter de marcar dois golos em meia-hora.. e nem um..

Repito-me: o futebol-trinco-do-Paulo-Bento precisa (exageradamente) de inspiração para marcar; o último terço do caminho em direcção ao golo vive da inspiração; não se vê uma "táctica matadora". E com uma dupla desinspirada na frente (ó simon, tiveste ali na 2ªparte uma jogada com tudo para furar e assistir ou marcar, mas não - mandás-te-te para o chão, tótó) lá se foi rematando.. pouco e mal.

Mas deste afastamento, para além de termos sido a última equipa portuguesa a cair na europa, emerge um número interessante: somos a 3ª equipa (atrás do Barcelona e o do Real Madrid) com mais apuramentos para as competições europeias.

Há que manter a equipa junta para o que falta: no fim-de-semana há campeonato, e para a semana é a taça da federação, sempre no José de Alvalade.

Bora lá, car***o!, Vivó Sporting!

#ADENDA: só agora ví o resumo televisivo e há que destacar as 3 melhores situações (piores perdidas) do jogo: uma do Liedson de cabeça, na 1ª parte, ao poste; e na 2ª parte, uma para o Tonel, também de cabeça, que saíu junto ao poste, e finalmente, uma jogada em que o Djaló, com espaço, rematou por cima da baliza. Se foi muito ou pouco também já não importa, foi insuficiente.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bora lá

Em memória do mítico Vitor Damas





spooooooooooorting

domingo, 6 de abril de 2008

Uma curva belíssima, uma equipa fantástica,,

O 2-0 ao Braga em Alvalade foi acompanhado pela rádio. O Yannick marcou dois (2) em tabelas com o Liedson.

Nas declarações que agora se estão a ouvir o treinador Machado destaca um golo anulado, que daria o 2-1. O puto estúpido (aka João Pereira) diz que não viu. Eu também não.

O Djaló está agora a falar, pede o apoio do público contra o Rangers.
No José de Alvalade anda a mandar o Sporting, espera-se uma boa vitória, nem que seja nos penaltys.


spooooooooooorting

sábado, 5 de abril de 2008

nem bom, nem mau # divagar

# sim, o 0-0 no rangers obriga a não empatar cá - tudo bem, é jogo para levar de vencida.
na escócia, em cima do jogo que aconteceu, tinha bastado um liedson inspirado para termos marcado pelo menos um golo, mas é certo que, em geral, o futebol-trinco-do-paulo-bento precisa de inspiração para se desamarrar e fazer isso, golos. um destaque inevitável: tonel, antónio leonel.

# também é certo que é importante que surja uma onda-verde-e-branca para apoiar e fazer transcender (estar bem e inspirada) a nossa equipa para o que há a jogar até ao fim da época - relinkando a bancada sul, a acessibilidade dos preços é importante.


# já divagando, custa muito ver o sporting sem o pavilhão de alvalade, sem o atletismo em casa, sem rumo ao ecletismo vibrante que faz este clube único no panorama desportivo mundial.
gostava mesmo de saber o que correu mal para hoje se ter menos clube e mais dívidas.
não é possivel, para mim, perceber toda a história das direcções-atrás-de-direcções-que-fizeram-parte-da-construção-do-nosso-centenário-sporting, desde o início até ao roquete-à-sad-ao-franco-e-ao-mercado-que-é-hoje-o-desporto-em-geral.
eu sei que sou o primeiro, mantendo este blogue, a destacar o futebol sénior e profissional antes dos nossos épicos amadores e semi-profissionais desportistas.
mas também gosto de acreditar que os nossos marcos fortes sabem que a nação leonina se orgulha dos seus feitos de verde-e-branco, e de vermelho e verde na selecção.

# já divagando mais, eu apoiava todas as medidas excepcionais para deitar a baixo todo o prédio dirigista leonino se, por exemplo, surgisse um grupo de sócios à sporting, tudo pelo sporting, made in sporting, por um sporting ainda maior,, com o figo a presidente (prestígio e clubismo) e o mourinho a treinador (projecto vencedor).. enfim,

está sol

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Solo europeu

Foi sem sol que "o vinte" do Sporting chegou à Escócia; a única equipa portuguesa a fazer esta jornada europeia, a 1ªmão dos quartos-de-final; eis os vinte convocados para ganhar aos gajos, com um 11 a bold:

Rui Patrício, Tiago
Abel, Pedro Silva, Polga, Tonel, Gladstone, Ronny, Grimi,
Adrien Silva, Izmailov, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Celsinho, Romagnoli
Vukcevic, Yannick Djaló e Liedson


lálálálálálálá, sporting, lálálálálálálá, sporting,
lálálálálálálá, sporting, allez, allez, sporting,,

então,

o belenenses está para perder 6 pontos por causa da inscrição (irregular) de um jogador que fez um (1) jogo;
por outro lado, as notícias do apito dourado falam do porto perder igualmente 6 pontos, por (tentativa de) corrupção de árbitros em.. dois (2) jogos;
bons regulamentos... deve ser um desconto daqueles "leve dois pague um"..